domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Turma: 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdos:
Traços característicos de crônica narrativa;
Leitura oral de narrativas, com enfoque nas crônicas;
Produção de crônica narrativa, colocando em funcionamento
todos os elementos vistos.

Competências e Habilidades:
Reconhecer características do gênero "crônica narrativa";
Comparar narrativas em diferentes gêneros;
Ouvir textos narrativos;
Produzir crônica narrativa.

Estratégias:
Texto: Avestruz (crônica)
Textos em mãos para fazer a leitura silenciosa e compartilhada,
levantamento de conhecimentos prévios;
Desenho do avestruz real com o dos alunos (comparação);
Comparação coletiva sobre o avestruz (pesquisas sobre origem,
alimentação, como se reproduzem, etc.), após solializar as infor-
mações;
Imaginar o avestruz dentro do apartamento, contextualizando a
pesquisa com o texto original e o desenho feito por eles;
Verificação das inferências no texto: conhecimento do gênero
email, linguagem bíblica, conhecimento de linguagens técnicas
do criador de avestruz (aparece no texto);
Releitura das diversas linguagens trabalhadas ao longo da situa-
ção de aprendizagem (todas, principalmente do desenho);
Uma produção escrita finalizando seu conhecimento adquirido,
enfatizando o uso da internet e os valores éticos do texto.

Recursos:
Livro didático, Caderno do Professor, uso da internet, textos a-
vulsos.

Avaliação:
Releitura das diversas linguagens;
Produção da crônica narrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário